COMO PARTICIPAR / HOW TO PARTICIPATE

Participar no projecto é muito simples e tem várias maneira de o fazer, a saber:

As mantinhas:

As mantinhas são , no geral, feitas de lã, em quadrados, 20 cms.x 20 cms. , feitos por uma ou vários pessoas os quais, unidos uns aos outros, fazem mantinhas de 1,20 m por 1,60m. Este é o tamanho geral, embora em cada entrega se possam adaptar às necessidades de quem as recebe. A participação pode ser feita de várias maneiras;

- doando as lãs;- fazendo os quadradinhos que deseje e enviando/entregando a mim; Fazendo a manta inteira. Aborrece-se de fazer quadradinhos, acha que não tem paciência para fazer uma manta? Pode fazer sapatinhos de bebé ou de dormir para adulto, casaquinhos, gorros, luvas, cachecóis, xailes , etc. Tudo será devidamente encaminhado a quem deles faça bom proveito. Gostaria de participar mas as lãs dão-lhe alergia? Pode fazer mantinhas de tecido, lençóis, simples ou bordados... um sem fim de alternativas. Contacte-me pelo e-mail que está associado ao projecto.

Fico à espera...


Participating in the project is very simple and you has several way to do it, namely: The blankets: The blankets are generally made ​​of wool, in squares, 20 cms.x 20 cms. , Made by one or several persons which, joined together, make blankets of 1.20 m by 1.60 m. This is the overall size, although in each delivery can adapt to the needs of the beneficiary. Participation can be done in several ways;- Donating wool;- Making the squares you want and sending / delivering to me;-Making the entire blanket. Bother to make squares, you do not have the patience to make a whole blanket? You can make baby booties or adult sleeping shoes, jackets, hats, gloves, scarves, shawls, etc.. Everything will be properly allocated to who make good use of them. Would you like to participate but you have wool allergy? You can make blankets in fabric, linen, plain or embroidered ... endless alternatives. Contact me by e-mail that is associated with the project. I would love to receive news from abroad.

Thank you anyway.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

PASSO A PASSO DO CROCHÉ "OBLIQUO"

Ora cá estou! Prometido é devido.
Eis o passo a passo daquele padrão de croché ao que chamei oblíquo e que certamente terá um nome. Se alguém souber, diga-me para eu rectificar. Mesmo falando de croché " a César o que é de César".
Agradeço aqui à minha Amiga TÓ, mulher de coração grande, o tê-la partilhado comigo.
Decidi alternar as cores das carreiras para que se veja bem onde é colocado cada ponto alto e o próprio efeito. Contudo, a partir da segunda volta, é só repetir.
Afectos -Passo a passo - croché oblíquo
Começando da esquerda para a direita e na primeira fila da foto , iniciamos o trabalho com 6 malhas de cordão, deixando as três últimas para fazerem o papel do primeiro ponto alto e as três primeiras para cada um dos três pontos altos seguintes. Dependendo da grossura da lã, ou linha, o nosso "grupo" de pontos altos poderá ser composto por 3, 4 ou 5 malhas. Mesmo a trabalhar com fio fino nunca utilizei as 3 ou as 5, porque considero que com quatro o efeito fica bonito. Livre arbítrio.
Na segunda volta, e ainda na primeira fila da foto, em vez de 6 malhas de cordão serão necessárias somente 5 uma vez que o último ponto alto ficará colocado sobre o último do grupo que está na volta anterior.
A terceira volta, terceira fila da foto, tem os mesmos passos da segunda só que com mais um grupo de pontos altos.
O efeito concha advém da alternância entre o "direito" e o "avesso" do trabalho.
Como começamos num canto, iremos sempre crescendo em grupos de 4 ( ou 3, ou 5) pontos altos até termos um triângulo que tem, em dois dos lados, a largura que pretendemos.
Aí, iniciaremos uma outra fase do trabalho, que explicarei no p.a.p. seguinte e que incluirá o encerramento.
Afectos -Passo a passo - croché oblíquo-conclusão 001
Afectos -Passo a passo - croché oblíquo-conclusão 001
Afectos -Passo a passo - croché oblíquo-conclusão 003
Afectos -Passo a passo - croché oblíquo-conclusão 004
Afectos -Passo a passo - croché oblíquo-conclusão 005
Afectos -Passo a passo - croché oblíquo-conclusão 006
Afectos -Passo a passo - croché oblíquo-conclusão 007
Como as imagens me parecem suficientemente explícitas, opto por não colocar a explicação escrita. Contudo, se alguém tiver alguma dificuldade é só mandar um mail, ou colocar a dúvida nos comentários.
Tenho a certeza que vão disfrutar tanto quanto eu e, idem , idem, ficar viciadas.
A diferença entre esta amostra em quadrado e um trabalho que se pretende rectangular é somente "os entretantos", ou seja, entre o crescer dos dois lados até se atingir a largura que se deseja ( explo da 1ª. foto) e depois continuar o trabalho reduzindo somente de um dos lados e continuando a crescer no outro. Atingido o comprimento desejado, medido no lado onde se continuou a crescer, começa-se então a reduzir também desse lado e, volta a volta, agora já reduzindo em ambos os lados cmo no explo. da 2ª. foto, chegaremos a só um grupo de quatro pontos altos, como na última imagem do p.a.p.
A partir daqui, a imaginação é o limite. Fiz uma mantinha para uma oferta particular em que utilizei a gradação de cor e ficou muito bonita.
Quem se atrever e quiser partilhar comigo/connosco esse trabalho, esteja à vontade.
Quem tiver alguma sugestão sobre outra maneira de incrementar as mantinhas que iremos partilhar com alguém, também é só dizer.
Eu já avisei a minha Amiga Adília que me vou "pendurar" nela para que me ensine outras formas de fazer esta malha. Eu depois mostro.

1 comentário:

Fátima disse...

Amiga Isa,
Agora é que é "desagulhar".......
Parabéns pela explicação, até dá vontade de começar já.....
Beijinhos,