COMO PARTICIPAR / HOW TO PARTICIPATE

Participar no projecto é muito simples e tem várias maneira de o fazer, a saber:

As mantinhas:

As mantinhas são , no geral, feitas de lã, em quadrados, 20 cms.x 20 cms. , feitos por uma ou vários pessoas os quais, unidos uns aos outros, fazem mantinhas de 1,20 m por 1,60m. Este é o tamanho geral, embora em cada entrega se possam adaptar às necessidades de quem as recebe. A participação pode ser feita de várias maneiras;

- doando as lãs;- fazendo os quadradinhos que deseje e enviando/entregando a mim; Fazendo a manta inteira. Aborrece-se de fazer quadradinhos, acha que não tem paciência para fazer uma manta? Pode fazer sapatinhos de bebé ou de dormir para adulto, casaquinhos, gorros, luvas, cachecóis, xailes , etc. Tudo será devidamente encaminhado a quem deles faça bom proveito. Gostaria de participar mas as lãs dão-lhe alergia? Pode fazer mantinhas de tecido, lençóis, simples ou bordados... um sem fim de alternativas. Contacte-me pelo e-mail que está associado ao projecto.

Fico à espera...


Participating in the project is very simple and you has several way to do it, namely: The blankets: The blankets are generally made ​​of wool, in squares, 20 cms.x 20 cms. , Made by one or several persons which, joined together, make blankets of 1.20 m by 1.60 m. This is the overall size, although in each delivery can adapt to the needs of the beneficiary. Participation can be done in several ways;- Donating wool;- Making the squares you want and sending / delivering to me;-Making the entire blanket. Bother to make squares, you do not have the patience to make a whole blanket? You can make baby booties or adult sleeping shoes, jackets, hats, gloves, scarves, shawls, etc.. Everything will be properly allocated to who make good use of them. Would you like to participate but you have wool allergy? You can make blankets in fabric, linen, plain or embroidered ... endless alternatives. Contact me by e-mail that is associated with the project. I would love to receive news from abroad.

Thank you anyway.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Primeiro donativo de 2008

donativo 1


Ontem, nas comprinhas de última hora no mini mercado da esquina, olhem só o bónus que me calhou!!!!!!!! Os Afectos já podem começar a crescer. MUITO Obrigada, D. Lídia Duarte.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Instituição escolhida. Início dos trabalhos

Está escolhida a instituição. Será a Associação UMA PORTA AMIGA, em Tavira, Algarve. Esta Associação acolhe crianças em risco no Centro do Sítio S. Marcos. Vamos então trabalhar para lhes dar afectos aos quadradinhos. Certamente é pouco dentro do muito que precisam, mas é algo. Por aí se começa.
Sejamos, cada um de nós, " a mudança que queremos ver no mundo".
Inicia-se hoje, oficialmente, o 2º. ano do Projecto.
Arregacemos mangas. Temos 23 mantas para fazer ( de berço, uma delas ).


sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Já em contactos com a instituição que vai receber as matas


Estou Feliz. Estou já em contactos com a Instituição escolhida para receber as mantas. São crianças. Já comecei a "pedinchar". Preciso de lãs!!!!!!!!! e de mãos também. Dentro de pouco tricotar-se-á/crochetar-se-á o primeiro quadradinho dos muitos que espero viremos a fazer. E eu vou colocar a fotografia dele aqui.

Na sequência de várias perguntas que me têm feito, convém esclarecer que NÃO queremos dinheiro, embora com ele se possa comprar o material de que carecemos. A intenção é envolver a pessoas no espírito solidário. Queremos lãs. Se quiser participar e não souber tricotar ou crochetar, pode sempre comprar um novelo ou uma meada. E nós vamos agradecer muito. Se souber tricotar ou crochetar, então teremos muito prazer em receber os quadradinhos feitos. Única condição: 20x20. Só assim se unem os afectos, venham eles de onde vierem. Tomo a liberdade de referir que, atendendo a que o objectivo é aquecer, será sempre preferível que os mesmos tenham poucas laçadas. Quanto à cor e afins, confiamos plenamente no seu bom gosto. Muito obrigada desde já, só por ter lido até aqui.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Escolhendo a instituição

Fase muito importante esta, a de escolher qual a Instituição que vai receber as mantas. Estou na fase de contactar a Assistente Social da zona escolhida para aferir sobre qual a instituição que deverá ser contactada, marcar entrevista, etc. Na minha primeira tentativa, a pessoa responsável com quem se manteve a maioria dos contactos foi muito acessível e tivémos até autorização para visitar as instalações. Tive o privilégio de contactar directamente com os Utentes do Lar! Isso permitiu-me fazer a maioria das mantas de uma forma personalizada, pois recebi "dicas" sobre a cor preferida. O prazer de quem as recebeu e pôde expressar-se é algo que não esquecerei jamais. Todas as fotos que foram tiradas nesse dia demonstram isso. Pena não poder partilhá-las. Todos têm um sorriso " de orelha a orelha" , posso garantir. Contudo, o direito à privacidade é soberano e deve ser preservado . Colocarei somente as que tirámos com a representante do Centro disponível naquele momento .
Ei-la:
Fotos mantas e diogo 006
Eu, a minha Irmã , que alinha em todas as minhas "loucuras" e a Dra. Romana , à data representando o Centro.

domingo, 19 de outubro de 2008

Em que consiste o projecto

O projecto consiste na elaboração de mantas, tricotadas ou crochetadas, utilizando vários quadrados, sempre com as medidas 20cm x 20cm. O tamanho da manta dependerá de quem a for receber. Receberemos de braços abertos qualquer donativo , qualquer restinho de lã que tiver em casa e não souber o que lhe fazer.
Mantas 007

Objectivos

O objectivo deste blogue é, fundamentalmente, divulgar um projecto de solidariedade. Tudo começou o ano passado quando, por "acaso" abriu-se-me perante os olhos o blogue da Júnia Rachid- Tricô Solidário(http://tricosolidario.blogspot.com/) E, explorando cada cantinho dele, fiquei rendida ao brilho nos olhos que vi em muitas das fotografias lá colocadas e com o coração apertadinho ao aperceber-me da extrema fragilidade daqueles fotografados! Tantos que há por esse mundo fora! E explodiu a vontade de fazer algo também em prol daqueles que, em determinada altura da vida, por variadíssimas razões, ainda ou já não podem cuidar deles mesmos como cada um de nós merece. Nessa noite quase não dormi pois, embora sabendo o que nunca mais queria fazer, não sabia o que poderia fazer. A partir daí, dei comigo a pedinchar a este, àquele, ao outro, os restinhos de lãs que tivesse em casa para fazer quadradinhos!!!! Com os quadradinhos que conseguisse juntar faria mantas e com essas mantas aqueceria alguém! Houve muitos que me ouviram e ajudaram, quer com as mãos, quer fornecendo o tão desejado material. E entregámos, alguns meses depois, ao Centro de Paralisia Cerebral de Beja, quinze mantas que foram aquecer os pés dos utentes do Lar dessa mesma Instituição. Daqui envio, a todas as pessoas que acreditaram em mim, o meu MUITO OBRIGADA!!! Nunca teria conseguido, estando sozinha. Eis o resultado !
mantas  001

Maravilhoso Mundo Novo

Finalmente decidida a criar um blogue onde possa divulgar o projecto onde me lancei de cabeça, eis-me aqui, encantada, perante este maravilhoso mundo novo que se me abre aos olhos e somente ao alcance de um clique!
Nesta minha primeira mensagem a esse mundo quero prestar uma homenagem à minha MÃE, a qual, apesar de fisicamente já não estar entre nós, me demonstrou (ao longo dos anos que tive o privilégio de partilhar com ela), que a solidadriedade sempre fará sentido e que o partilhar enriquece tanto quem dá como quem recebe. Muito rica era a minha Mãe! Sempre houve lugar para mais um, quer ele fosse de duas pernas, duas asas ou de quatro patas. Ela partiu e eu vou tentar chegar-lhe aos calcanhares, dia a dia, durante toda a minha vida. Como alguém que gosto muito me disse quando a minha "Ma'ínha" partiu, " aqueles que partem não se vão embora, antes velam por nós", assim eu sei que Ela estará sempre comigo.